Saturday, May 13, 2006

I
G U
E R N I C A

Fernando Arrabal

PERSONAGENS

Fanchu (um velho basco)

Lira (uma velha basca)

Tomam parte igualmente na acção:

Uma Mulher Acompanhada de uma Filha de 10 Anos

Um Jornalista

Um Escritor

Um Oficial

(Durante dez segundos, ouve-se um ruído de botas de tropa em marcha. Depois, é o bombardea­mento: ruído de aviões, rebentar de bombas. O pano sobe, quando termina o bombardeamento.) Interior de casa destruída: paredes em ruínas, caliça, pedras. Fanchu está junto duma mesa, com ar desesperado.

<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>

Fanchu – Meu tesouro, minha gatinha.

(Procura num monte de escombros, à direita, mas em vão.)

Fanchu – Minha gatinha, onde estás?

(Continua a procurar)

Lira – Meu querido.

Fanchu – Já acabaste de fazer xi-xi?

Lira – Não posso sair. Estou entalada. Ruiu tudo.

(Fanchu sobe penosamente para cima da mesa, para ver Lira. Ergue-se nas pontas dos pés.Consegue vê-la; mostra-se satisfeito.)

Fanchu – Olha para mim.

(Torna a pôr-se nas pontas dos pés.)

Lira – Estás aí ?

Fanchu – Avança devagarinho.

Lira – Ai, ai.

Fanchu – Magoaste-te ?

(Pausa. Fanchu está ansioso.)

Lira – Sim. Todas as pedras me caíram em cima.

Fanchu – Tenta levantar-te.

Lira – Não vale a pena, não posso sair.

Fanchu – Faz um esforço.

Lira – Diz-me que ainda gostas de mim.

Fanchu – Claro que sim, sabes bem isso. (Pausa) Quando saíres vamos fazer umas brincadeirazinhas. E em cheio!

Lira – Combinado. Hás-de ser sempre o mesmo.

(Ruído de aviões. De novo, caem bombas durante alguns segundos. Depois, o bombardea­mento pára.)

Fanchu – Voltaram a cair-te pedras em cima?

LiraNão. E em cima de ti, meu tesouro?

Fanchu – Não. Faz um esforço para sair daí.

Lira – Não posso. (Pausa) Vê se deitaram a árvore abaixo.

(Fanchu desce penosamente da mesa. Dirige-se para a esquerda. Tem de abrir caminho através dum monte de escombros. Uma parte da janela aparece. Fanchu olha através dela. Tem um ar satisfeito. Regressa e torna a subir para cima da mesa.)

Fanchu – Não, não a deitaram abaixo. Continua de pé. (Pausa)

Fanchu – Experimenta levantar-te devagarinho, muito devagarinho.

Lira – Não posso.

Fanchu – Faz um esforço.

Lira – Vou tentar.

Fanchu – (Falando lentamente) Tenta devagarinho, assim, muito devagarinho.

(continua)

No comments: